Cachorro ansioso: 5 coisas que podem causar esse transtorno

cachorro ansioso

Por:Humberto Araújo
Comportamento | Dicas

19

Nov 2018

Boa parte dos animais reagem de acordo com o ambiente, estado emocional e estado físico. Com os cachorros isso não é diferente. Sabendo disso, podemos entender perfeitamente que a ansiedade pode ser incentivada. Então, se você tem um cachorro ansioso, fique tranquilo. Nós iremos te mostrar as 5 causas desse transtorno, assim como controlá-lo.

5 coisas que deixam o seu cachorro ansioso

1. Tédio

Assim como os humanos, os cachorros ficam entediados. Isso pode ser notado, principalmente, quando eles estão sozinhos em casa. Por conta dessa falta de entretenimento, assim que eles tiverem uma oportunidade, buscarão disputar ao máximo a atenção do dono.

O que é muito comum, é a sua ansiedade aumentar nos períodos próximos à chegada de seus donos. Por isso, quando essa chegada não ocorre, ou demora ocorrer, é possível que os cães procurem outra forma de se entreter. Quem tem chinelos e móveis mordidos sabe muito bem disso.

Então, para amenizar o tédio do seu cachorro ansioso, é recomendado que você ofereça alguns brinquedos caninos. Assim, ele passará mais tempo distraído, logo, reduzirá sua ansiedade.

2. Brincadeiras que estimulam a ansiedade

Principalmente em brincadeiras com muita agitação e barulho, o cão pode ficar estressado. Nesse sentido, caso tenha um cachorro ansioso, recomendamos que você evite essas brincadeiras ou comportamentos do tipo.

Para situações como essa, é interessante que você diminua a sua agitação para que, só depois, vá ao encontro do seu animal. Tudo isso com um equilíbrio no tom de voz, para que o seu cão aja de maneira semelhante.

Isto se deve ao fato de que os caninos sempre acompanham o líder da sua matilha. Este, por sua vez, representa calma, controle e assertividade. Por isso, ao agir desta forma, o seu animal terá uma predisposição a seguir mais facilmente os seus comandos.

3. Predisposição genética

Os cães convivem, muitas vezes, em espaços limitados. Eles têm cada vez menos contato com o trabalho de seus donos. Mas isso nem sempre foi assim.

Os caninos eram muito mais ativos, sendo ótimos caçadores, além de ajudar seus donos em suas tarefas diárias. Conheça alguns exemplos:

  • Border Collies – cães de pastoreio.
  • Labradores – ajudavam os pescadores canadenses.
  • Dachshunds (salsichas) – eram ótimos principalmente para se infiltrar nas tocas de texugos, lebres e coelhos contribuindo das caçadas de seus donos.

Cada uma raça domesticável era, portanto, selecionada para contribuir nas atividades cotidianas do homem. Sendo assim, estimuladas à domesticação, animais com temperamentos e características físicas interessantes para o homem.


   Dica do Melhor Amigo: Por que os cães gostam de cavar?


Considerando essas informações, seja por meio da seleção natural ou pelo cruzamento de cães, essas raças eram resistentes a bastante esforço físico. A partir disso, se um animal geneticamente desenvolvido para gastar muita energia fica limitado, ele pode sofrer de ansiedade.

Portanto, para reduzir a ansiedade do cão, nesse caso, é aconselhável para o animal, a prática de atividades físicas diárias.

4. Maus tratos

Apesar de muitos donos tratarem seus animais com muito carinho, há possibilidade de seu cachorro sofrer com maus tratos. Isso pode ocorrer principalmente quando o cão está na responsabilidade de outra pessoa.

O que nos leva a ressaltar a importância de escolher com cautela quem irá cuidar do seu pet. Isto é, seja para viajar, passear ou fazer companhia ao seu cão, escolha pessoas de confiança.

Caso esteja desconfiado dessas práticas por alguém na sua residência, instale câmeras e monitore o seu cachorro sempre que possível.


Dica do Melhor Amigo: Saiba tudo sobre a lei de maus tratos com animais


5. Ciúme

Por incrível que pareça, os animais podem sentir ciúme de seus donos.

Existem diversos motivos que desencadeiam o ciúme no seu cão. Sendo que ele, ao se sentir excluído ou ignorado, pode reagir com ansiedade.

Isto acontece normalmente quando:

  • ocorre a chegada de outro pet;
  • o nascimento de filho; ou
  • o dono inicia um relacionamento.

Para controlar esse tipo de ansiedade no seu cachorro, você pode tentar passar, sempre que possível, mais tempo com ele. Da mesma forma, tente deixá-lo entretido.

Assim, as regras citadas para amenizar o tédio do cão, também podem funcionar neste caso.

Cachorro ansioso exige paciência

Se você tem um cachorro ansioso e quer resolver esse transtorno, é preciso saber que este processo não é imediato.

Nenhuma das soluções recomendadas neste texto resolvem esse transtorno de um dia para o outro. Por isso, tenha paciência. Seguindo estas dicas, gradualmente ele vai melhorar.

Afinal, o melhor remédio para cuidar da ansiedade do seu cão é tratá-lo com amor. Até a próxima!

O melhor amigo dos cães fala sobre creche para cachorro


Compartilhe:

(31) 99776-1718

contato@omelhoramigodoscaes.com.br